Historia da Igreja Adventista em Parauapebas

 

A história da Igreja Adventista do 7º Dia em Parauapebas tem como base a história de luta, perseverança e convicção na palavra do Senhor. Deus sempre chama servos fiéis para propagar a sua mensagem, foi assim no passado (nos tempos Bíblicos) e continua sendo nos nossos dias. Foi através de um pioneiro chamado Manoel Elias Vieira (Vô Elias- como era conhecido) que tudo começou.

 Em junho de 1979, prestes a deixar o estado de Goiás, Manoel Elias recebeu de presente uma Bíblia entregue por um amigo chamado Earlo, desde então começou a estudá-la, com a sua esposa Maria Adelha. Morando no Pará, em uma fazenda localizada no km 59, a família começa a descobrir que a Bíblia continha ensinamentos que não eram seguidos por eles e assim, com  sede da busca cravada em suas mentes liam a mesma com mais veemência.

No dia 24 de março de 1980, Manoel e sua família passaram por uma difícil e trágica perda, o falecimento súbito de sua esposa Maria Adelha. Mesmo sentindo um misto de dor e solidão devido à perda de sua amada, Manoel Elias, sentia também uma forte vontade de continuar estudando mais e mais a palavra de Deus. Com esse nobre sentimento de desejo para encontrar as verdades reveladas na Bíblia e com a ajuda do Espírito Santo de Deus, Manoel Elias aprendeu e aceitou o Sábado como dia do Senhor, a lei da saúde - alimentos que não fazem bem ao nosso corpo, a volta do Senhor Jesus Cristo e outros. Depois de descobrir tais verdades o mesmo queimou todos os objetos que mantinha em casa, relacionados à sua antiga religião, obedecendo assim ao 2º mandamento de Deus e seguia fielmente aquilo que lia, guiado pela Luz do Espírito Santo.

No ano de 1982, convidado pelo irmão Milton, que conhecera por intermédio de amigos, Manoel Elias começou sua peregrinação até Curionópolis para aprender mais da Palavra de Deus.  Todos os sábados ele saia de sua casa para encontrar-se com um pequeno grupo que se reunia para o estudo da Palavra, e certo de que a mensagem da Bíblia é verdadeira e que a Igreja Adventista segue esta verdade, no dia 5 de maio de 1982, para honra e glória de Deus, Manoel Elias decidiu-se pelo batismo em uma visita feita pelo Pr. Kaphischa.  A partir daí começa o trabalho missionário, através de seu testemunho, ganhando para Cristo as almas de seus familiares, amigos e de muitos outros.

Sua peregrinação perdurou ainda por um ano. Foi quando Manoel Elias que possuía um terreno onde havia uma pequena casa de madeira, habitada por alguns moradores, decide fazer da mesma um lugar de adoração a Deus, depois de comunicar a sua decisão a casa foi desocupada.  E assim, movido sempre pela sua inabalável fé, Manoel Elias modificou o lugar e passou então a congregar sozinho no local. Todos os dias ele saia de sua casa para a pequena casa de madeira para estudar a Palavra de Deus, fazia o seu culto orava e já a noite voltava para casa com a ajuda da luz de seu lampião.

Foi então que conhecera a irmã Maria Araújo, recém chegada do Maranhão com seus filhos. Compartilhando da mesma Fé, a irmã juntou-se a ele para o estudo da Palavra, conhecedora de muitos hinos do Hinário Adventista, ela cantava e ele acompanhava aprendendo assim, as maravilhosas melodias até então desconhecidas.

Segundo os relatos colhidos com a própria irmã Maria Araújo, a primeira Escola Sabatina realizada em Parauapebas, foi no dia 17 de março de 1984, com a presença do irmão Manoel Elias, a irmã Maria Araújo, a irmã Vanderleia, irmã Dalva e seus três filhos.

O número de pessoas presentes eram 7 (número da perfeição ). A antiga casinha de madeira se transformou em uma Igreja e hoje é a Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central lll. Localizada na Avenida Tocantins no Bairro Rio Verde.

O pequeno grupo foi crescendo, muitos se decidiram juntarem-se aqueles que gastavam seu tempo no estudo da Bíblia e praticar o que a mesma ensinava como a irmã Plínia e seus filhos, que moravam em frente ao terreno. Esses pioneiros também passaram por muitos momentos difíceis, um deles foi o movimento reformista. Alguns dos irmãos decidiram seguir esse movimento, foi quando então o irmão Manoel Elias, mais uma vez guiado pelo Espírito Santo, decide escrever uma carta para a Missão contando tudo que estava acontecendo e pedindo a presença de um representante da mesma a fim de ajudá-los a resolver tal situação e também tomar posse do terreno que ele estava doando para a Missão, foi então que o Pr. Geraldo foi enviado para ajudar o irmão Manoel nessa delicada situação para manter a Igreja Adventista viva na cidade. É emocionante ver como Deus trabalha para guiar o seu povo no caminho da verdade, muitos acompanharam as caminhadas de Manoel Elias à noite, indo e vindo, só de sua casa, para congregar na pequena casinha de madeira.

Em 17 de novembro de 2010, “Vô Elias” dormiu no Senhor, feliz com o precioso fruto de seu trabalho. No seu velório o Pastor Natalino foi muito feliz ao dizer que na coroa do Vô Elias vai ter varias estrelas que são de cada um Adventista de Parauapebas. Na mente de todo seus filhos e daqueles que tiveram o privilegio de conhecer e conviver com UM HOMEM DE DEUS têm a certeza de que ele fez das palavras de Paulo sua oração: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” II Timoteo 4:7
Este homem que foi exemplo – de fiel cristão para todos, pregou o evangelho até quando pode. Já muito fraco, falava da mensagem de Deus para aqueles que iriam visitá-lo. Deixou muita saudade. Mas, a Bendita Esperança da breve ressurreição e reencontro com os queridos confortam a todos que acreditam no que ele pregou:  O Retorno de Jesus .

Fonte: (conexao7- www.conexao7.net)